Módulo sem fio RF Arduino e APC220
julho 9, 2020 2020-07-09 16:00Módulo sem fio RF Arduino e APC220
Módulo sem fio RF Arduino e APC220
Em certas ocasiões, é necessário transmitir informações sem fio, dados sobre o status dos sensores ou instruções para controlar dispositivos remotos. O tutorial a seguir é sobre o mesmo tópico, como criar um link de radiofrequência com os módulos de RF APC220 . Com a ajuda de um exemplo simples, aprenderemos a configurar esses módulos e transmitir informações de um ponto para outro.
- 2 Arduinos. ( Compre arduino UNO )
- 2 módulos APC220. ( Compre módulos APC220 )
Módulos de RF APC220.
Antes de podermos usar esses módulos, devemos garantir que eles estejam configurados corretamente, para isso, usaremos o aplicativo de configuração RF-Magic .
Configuração APC220
Vamos conectar o módulo ao conversor serial TTL para USB.
E vamos conectá-lo a uma porta USB no PC.

Depois de conectar o módulo a uma porta USB em nosso PC, abriremos o aplicativo RF-Magic .
Vamos selecionar a porta COM correspondente ao módulo.

Podemos ver a porta atribuída pelo Windows no Gerenciador de dispositivos.

Para ler a configuração do módulo, pressionaremos Read.

E se tudo estiver correto, os dados configurados no módulo serão exibidos. Recomendamos definir as mesmas configurações mostradas na imagem acima para continuar com este tutorial. Os dois módulos devem ter a mesma configuração.
Conecte e programe os módulos no Arduino
Quando a configuração dos dois módulos estiver concluída, estaremos prontos para começar com a programação do Arduino.
Arduino Mega diagrama de fiação.
Esquema gráfico Mega Arduino.
Funcionamento
Criaremos uma transmissão de dados sem fio simples, de um Arduino para um PC. Um dos módulos APC220 será conectado ao nosso Arduino através da porta serial, que será responsável por enviar uma mensagem “Olá, mundo!”. No outro extremo da comunicação, teremos o outro módulo APC220 conectado a um PC através do conversor serial TTL para USB. Para exibir a mensagem, usaremos o Monitor Serial do Arduino IDE.
Código
1
2
3
4
5
6
7
8
|
void setup(){
Serial.begin(9600); // Establecemos la velocidad del puerto serie (Igual que APC220)
}
void loop(){
Serial.println(“Hola mundo!”); // Envía mensaje
delay(1000); // Espera un segundo
}
|
Código Descrição
Como você pode ver, o código é muito simples, basicamente está gravando dados através da porta serial, como foi feito nos tutoriais anteriores.
Nota: devemos ter cuidado ao carregar o código no nosso Arduino. Como a carga do programa usa a porta serial número 0, se conectamos algum dispositivo durante esse processo, isso pode causar erros. A solução é desconectar o módulo APC220 dos pinos TX0 e RX0 toda vez que carregarmos algum código no Arduino. Outra solução seria usar uma porta serial diferente para conectar o APC220.
Lembre-se de selecionar no IDE do Arduino a porta COM correspondente ao módulo APC220 encarregado de receber a mensagem, e não a usada pelo Arduino. Caso contrário, a mensagem que será exibida será aquela transmitida pelo Arduino e não a recebida. Para evitar confusão, depois que o Arduino estiver programado, desconecte-o do seu PC e alimente-o de outro local.
Selecionaremos a porta COM no IDE do Arduino correspondente ao APC220 responsável por receber a mensagem.
Resultado final.
Mensagem recebida no Serial Monitor.
Download Esboço