Blog

LEDs controlados por voz usando Arduino e Bluetooth

Projetos

LEDs controlados por voz usando Arduino e Bluetooth

Material Requerido

  • Arduino UNO
  • Módulo Bluetooth HC-06
  • LEDs (vermelho e verde)
  • Resistor 220 ohm (2 nos.)
  • Arduino Bluetooth Voice Controller ( Baixar da loja de jogos )
  • Tábua de pão
  • Fios de conexão

Módulo Bluetooth HC-06:

O Bluetooth pode operar nos dois modos a seguir:

  1. Modo de Comando
  2. Modo operacional

No  Modo de Comando  , poderemos configurar as propriedades do Bluetooth como o nome do sinal Bluetooth, sua senha, a taxa de transmissão operacional, etc. O  Modo de Operação  é aquele no qual poderemos enviar e receber dados entre o Microcontrolador PIC. e o módulo Bluetooth. Portanto, neste tutorial, estaremos brincando apenas com o modo operacional. O modo de comando será deixado para as configurações padrão. O nome do dispositivo será HC-05 (estou usando o HC-06) e a senha será 0000 ou 1234 e, mais importante, a taxa de transmissão padrão para todos os módulos Bluetooth será 9600.

O módulo funciona com alimentação de 5V e os pinos de sinal operam em 3,3V, portanto, um regulador de 3,3V está presente no próprio módulo. Por isso, não precisamos nos preocupar com isso. Dos seis pinos, apenas quatro serão usados ​​no modo operacional. A tabela de conexões de pinos é mostrada abaixo

S.No Pino no HC-05 / HC-06 Nome do pino no MCU Número de pinos no PIC
1 Vcc Vdd 31º pin
2 Vcc Gnd 32º pin
3 Tx RC6 / Tx / CK 25º pin
4 Rx RC7 / Rx / DT 26º pin
5 Estado NC NC

6

EN (Ativar)

NC

NC

 Confira nossos outros projetos para saber mais sobre o módulo Bluetooth HC-05 com outros microcontroladores:

Diagrama de circuito

O diagrama de circuitos para essas luzes controladas por voz é dado abaixo, enquanto o upload do código no Arduino UNO desconecta os pinos Rx e Tx e se conecta novamente após o upload do código.

Código e Explicação

código completo do Arduino para LEDs controlados por voz é fornecido no final. Aqui estamos explicando algumas partes do código.

Aqui, no código abaixo, estamos definindo os pinos para Rx e Tx.

int TxD = 11; 
int RxD = 10;

Agora, definir o pino 2 nd e 3 rd do Arduino como saída.

pinMode (2, OUTPUT); 
pinMode (3, OUTPUT);

Na   função void loop , o Arduino verificará os valores de entrada o tempo todo e controlará os LEDs de acordo com o comando de voz. O Arduino irá ligar ou desligar o LED de acordo com o comando de voz fornecido. Estamos salvando todo o comando recebido na variável “Valor”

Se o valor for “todo LED aceso”, então ambos os LEDs serão ligados, assim, codificamos outros comandos de voz para ligar ou desligar o LED individual. Verifique o vídeo completo de trabalho e demonstração mais adiante neste artigo.

if (bluetooth.available ()) 
   { 
    valor = bluetooth.readString ();
    if (valor == "todo LED acende") { 
    digitalWrite (2, HIGH); 
    digitalWrite (3, ALTO); 
      }
    if (valor == "todos LED apagados") { 
      digitalWrite (2, LOW); 
      digitalWrite (3, BAIXO);      
      }
    if (valor == "ligar LED vermelho") { 
    digitalWrite (2, HIGH); 
      }
    if (valor == "ligar LED verde") { 
      digitalWrite (3, HIGH);      
      } 
    if (valor == "desligar LED vermelho") {     digitalWrite (2, LOW);       }
    if (valor == "desligar LED verde") { 
      digitalWrite (3, LOW);      
      } 
}

Procedimento de trabalho:

Passo 1: – Conecte todos os componentes conforme o diagrama de circuito; Desconecte os pinos Rx e Tx durante o upload do código.

Passo 2: – Baixe o aplicativo chamado ” Arduino Bluetooth Voice Controller “, que é gratuito na loja de jogo.

Passo 3: – Abra o aplicativo e siga a imagem abaixo, como primeiro clique em “ conectar ao dispositivo Bluetooth ” e selecione seu módulo Bluetooth e verifique se ele está conectado ou não. Em seguida, clique no ícone do microfone para falar e enviar o comando de voz para o módulo HC-06.

 

Nota: quando você estiver conectando seu módulo Bluetooth pela primeira vez com o seu smartphone, ele solicitará a senha, use 0000 ou 1234.

Passo 4: – Depois de configurar todas as coisas, você apenas tem que enviar o comando de voz usando o aplicativo que é enviado posteriormente para o módulo Bluetooth HC-06 e o ​​HC-06 se comunica serialmente com o Arduino UNO e então a tarefa é executada conforme o comando. O abaixo mostra o comando e a ação a ser executada pelo comando:

S. não.

Comando

Açao

1

todos os LED acendem

LED vermelho e verde acende

2

todos os LEDs desligam

LED vermelho e verde desligado

3

ligue o LED vermelho

LED vermelho acende

4

ligue o LED verde

LED verde acende

5

desligue o LED vermelho

LED vermelho apaga

6

desligue o LED verde

LED verde apaga

Código:
#include <SoftwareSerial.h> Valor da cadeia; int TxD = 11; int RxD = 10; int servoposition; SoftwareSerial bluetooth (TxD, RxD); void setup () { pinMode (2, OUTPUT); pinMode (3, OUTPUT); Serial.begin (9600); // inicia a comunicação serial em 9600bps bluetooth.begin (9600); } void loop () { Serial.println (valor); if (bluetooth.available ()) { valor = bluetooth.readString (); if (valor == “todo LED acende”) { digitalWrite (2, HIGH); digitalWrite (3, ALTO); } if (valor == “todos LED apagados”) { digitalWrite (2, LOW); digitalWrite (3, BAIXO); } if (valor == “ligar LED vermelho”) { digitalWrite (2, HIGH); } if (valor == “ligar LED verde”) { digitalWrite (3, HIGH); } if (valor == “desligar LED vermelho”) { digitalWrite (2, LOW); } if (valor == “desligar LED verde”) { digitalWrite (3, LOW); } } }
Vídeo:
]]>

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat