Blog

IP privado e público

Projetos de computação

IP privado e público

Um endereço IP nada mais é do que um rótulo numérico que identifica um dispositivo conectado a uma rede. É como nosso número de telefone ou nosso endereço residencial, o que nos permite estar acessíveis.
Exemplo de endereço IP: 192.168.1.1
O endereço IP (Internet Protocol) permite que um dispositivo seja localizado em uma rede, mas o endereço IP não deve ser confundido com o endereço MAC, o último permite identificar exclusivamente um adaptador de rede. Um IP pode mudar devido a variações na rede ou porque o dispositivo encarregado de atribuir os endereços IP na rede decide atribuir outro IP (exemplo: roteador). Diz-se que os dispositivos que sofrem essa alteração de IP têm um IP dinâmico . Por outro lado, dizemos que um dispositivo possui um IP fixo quando seu IP não está sujeito a alterações constantes. Os sites da Internet que, por sua natureza, precisam estar permanentemente conectados, geralmente possuem um endereço IP fixo.
Embora a identificação seja feita usando um endereço IP, é mais conveniente usar nomes de domínio DNS, o que todos sabemos como endereço da Web, que nada mais é do que a tradução numérica de um IP para um nome alfanumérico e caracteres mais fáceis de lembrar.
Suponha que desejamos visitar o site do Google, colocaremos o IP 173.194.34.215 na barra de endereços do nosso navegador ou como normalmente fazemos em www.google.es (DNS). Nossa solicitação será direcionada ao roteador, que é o dispositivo encarregado de conectar várias redes, e depois ao servidor do Google, onde o conteúdo da web está hospedado. Finalmente, os dados necessários para nos mostrar o site passarão pelo nosso roteador e finalmente serão mostrados no PC que solicitou as informações.
IP privado público 01
Diagrama de solicitação da Web.
É o endereço acessível a partir da Internet, podemos defini-lo como o endereço de acesso a uma rede do ponto de vista da Internet. Se estamos em uma rede conectada à Internet e queremos acessar outra rede também conectada à Internet, devemos usar o IP público dessa última rede. Este endereço é exclusivo na rede da Internet, embora possa variar.

IP privado (local)

Eles são os endereços dos dispositivos de uma rede privada; esses endereços são visíveis apenas entre os dispositivos conectados a esta rede.
público IP privado 00
Diagrama de rede.

O dispositivo que conecta uma rede privada à Internet ou a outra rede é o roteador; portanto, ele terá dois IPs, um público e outro privado.
IP privado público 03
Diagrama de diferenciação de rede.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat